Amor Igual

Saiba porque não devemos ter preferência por um filho ou outro

Gn.32:26-30

"Então o homem disse: Deixa-me ir pois já rompeu o dia. Porém Jacó respondeu; Não te deixarei ir, se não me abençoares. Perguntou-lhe o homem. Qual é o teu nome? E Jacó respondeu: Jacó. Então o homem disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus, e com os homens, e prevaleceste. Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te o teu nome. Mas o homem respondeu: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou. Jacó chamou aquele lugar Peniel. Pois disse. Vi a Deus face a face e a minha vida foi poupada".

PROFETIZAMOS QUE:

A Palavra de Deus, através do Espirito Santo vai impactar a sua vida. 
A sua mente, a sua alma, seu espirito, e seu corpo estarão em consonância com a santidade de Deus. 
Qualquer interferência que vier à sua mente para tirar a sua concentração, será repreendida neste momento de leitura. 
A sabedoria e o discernimento estejam presentes e que a Palavra de Deus chegue de maneira clara, objetiva ao seu coração. 
A Paz de Cristo Jesus esteja em todo o seu ser, trazendo alegria à sua vida. 
A sua vida não vai ser mais a mesma a partir de hoje. Mudanças radicais e especiais vão acontecer em sua vida e família para melhor. 
A harmonia em sua família de origem, isto é em relação a seus pais e harmonia em sua própria casa em relação aos seus.

Jacó e Esaú eram irmãos de sangue e à muito não se viam, porque Jacó recebera a benção da premogenitura no lugar de Esaú enganando o seu pai que era avançado em idade e de pouca visão. 



Você deve se lembrar desta história registrado na Bíblia no Velho Testamento. Jacó se fez passar por seu irmão Esaú. De fato esta briga começou quando seus pais começaram a ter preferencias pessoais, pois cada qual tinha o seu filho preferido, ou seja, O filho do coração. 



Veja o que está escrito em Gn.25:28 – "Isaque , que tinha gosto pela caça, amava a Esaú, mas Rebeca amava a Jacó". Embora gêmeos, Esaú e Jacó eram fisicamente diferentes e Esaú por ser o primogênito tinha o seu direito garantido por lei, porém insensatamente trocou este direito da premogenitura por um guisado de lentilhas que o irmão prepara. Foi o suficiente para não receber os créditos da benção paterna que viria mais tarde. 



Bom, a história nos mostra que Jacó foi super abençoado pelo pai Isaque que já era velho e que mal enxergava, enquanto que Esaú reteve as menores bênçãos. Deste fato resultou a briga entre ambos e fez com que Esaú odiasse a seu irmão a ponto de querer matá-lo. Jacó passou os seus dias longe dos olhos de seu irmão, em terras de parentes. E agora depois de anos, já amadurecidos, e distantes um do outro, surge uma possibilidade do reencontro e de fazerem as pazes novamente.



Deus havia preparado Jacó nas terras para a qual havia ido junto a seus parentes e foi justamente depois de alguns anos distante, que Ele toma a iniciativa de tornar a vê-lo e encaminhar presentes a seu irmão Esaú, usando até mesmo a estratégia de colocar a sua família na frente para ir ao encontro de seu irmão. Porém antes mesmo de encontrá-lo, Jacó têve uma de suas experiências com Deus mais fantásticas que a Bíblia nos apresenta. A Bíblia nos diz no verso 24 do capítulo 32 do livro de Gênesis que: "Jacó ficou só e lutou com ele um homem até o romper do dia..." Quando o homem viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa e a deslocou. O homem queria ir, porém Jacó lhe disse, que não poderia deixá-lo até receber a sua benção. A seguir Este muda o nome de Jacó para Israel e aquele lugar passa a se chamar Peniel.


Queridos e amados irmãos internautas Prestem atenção. Depois deste relato bíblico que aconteceu a séculos atrás eu gostaria de chamar-lhes a atenção para algumas lições que por certo vão ajuda-los na caminhada cristã em família.



1. NOSSOS FILHOS DEVEM SER AMADOS DE IGUAL FORMA 

Este foi justamente um dos motivos pelos quais os irmãos chegaram ao ponto de brigas, discórdias e ódio, tendo inclusive de separar-se até geograficamente para que o pior não viesse acontecer. Isto devido a insensatez por parte de seus pais em se afeiçoarem em extremo cada qual à sua preferencia na família. “Isaque amava Esaú e Rebeca sua esposa amava Jacó”. 

E não parou aí, aparentemente esta mania de preferencias permaneceu na família, pois Jacó anos mais tarde, por sua vez teve também como preferência o seu filho José aponto de expo-lo diante de seus irmãos, criando neles ódio e desejo de vingança. Você deve se lembrar que José tinha uma vestimenta que o destacava de seus irmãos. Esta vestimenta foi usada inclusive depois que seus irmãos o venderam a mercadores que iam para o Egito, para apresenta-la a seu pai toda rasgada e molhada de sangue de animal ,justificando assim a sua possível morte no campo.

Os filhos devem ser amados de igual forma. Os pais devem ama-los mesmo que as personalidades, sexo ou outras qualidades criem elos de identificação diferenciada. 
Os pais devem procurar estabelecer parâmetros quanto aos exageros preferencias que podem com certeza trazer sérios problemas de ordem: emocional, psíquica e comportamental na vida deles. E sobre tudo espiritual.

Por mais difícil que possa ser, os pais devem procurar ama-los de igual forma. Este amor deve ser traduzido não somente na base de declarações amorosas do tipo: Eu te amo. Você é importante para nós. Você é especial para Deus e para nossa família, bem como também em atividades práticas, que justifiquem com cada um deles o espaço de aproximação que se faz necessário. 

Isto quer dizer que é importante gastar um tempo de qualidade com cada um de nossos filhos. A Solange tem uma fita em vídeo com o tema: Educando os nossos filhos em amor, onde em um determinado momento ela diz que os nossos filhos são nossos discípulos. Isto quer dizer que devemos ser referencias, modelos para eles.

Em outras palavras. Os pais devem amadurecer a idéia de não acumular benefícios e elogios em relação a um filho em detrimento do outro com sentimentos e atitudes diferenciadas. Os nossos filhos devem se sentir: amados, protegidos, respeitados, seguros e tranqüilos em relação ao amor que temos para com eles.
Eles não podem ter em momento algum em suas vidas o desprazer de serem rejeitados, ignorados, deixados ao lado. 

Pr. Nélson R. Gouvêa 

Postado por Portal Betânia on 20:27. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Amor Igual

Leave comment

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign